Tim Gill, referência internacional em primeira infância, visita Mais Vida

Uma tarde dedicada a conhecer de perto o programa Mais Vida nos Morros. Esta foi a agenda da tarde de ontem (10) do especialista e pesquisador inglês em Primeira Infância, Tim Gill. Acompanhado da primeira dama do Recife, Cris Mello, Gill visitou duas localidades que já receberam a intervenção do Mais Vida: Lagoa Encantada, no Ibura, e Alto do Burity, no bairro da Macaxeira. O pesquisador escolheu o Recife para conhecer os diversos projetos, programas e ações desenvolvidos e coordenados pela Prefeitura do Recife destinados à Primeira Infância (crianças de 0 a 6 anos) e suas famílias e permanece na capital pernambucana até sábado. 

Tim Gill é referência internacional em espaços urbanos para crianças e criador do dia Mundial do Aprender Brincando. A chegada de Gill ao Recife está ligada à realização de uma pesquisa mundial junto ao Churchill Fellowship Project sobre experiências e projetos para a Primeira Infância. A visita de ontem foi guiada pelo secretário executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzzi, e também acompanhada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, e o secretário executivo da Primeira Infância, Rogério Morais. 

A agenda de trabalho do pesquisador segue até o final de semana e hoje foi a vez de conhecer o programa Mais Vida nos Morros. A iniciativa nasceu em 2016 e é coordenado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que tem por objetivo transformar, com o protagonismo do morador, espaços subutilizados ou ociosos de comunidades do Recife por meio de intervenções urbanísticas, que são um convite a vivenciar de maneira interativa algumas das localidades mais carentes da cidade. O projeto já está presente na vida de cerca de 4 mil famílias. 

Mais qualidade de vida

Gill aproveitou a visita para tirar dúvidas e vivenciar um pouco da experiência diária que os pequenos moradores têm nos espaços requalificados. “Estou maravilhado com tudo o que pude ver. Os espaços foram bem aproveitados e o projeto é claramente exitoso”, disse do pesquisador. 

“A presença do governo municipal nessas comunidades e a possibilidade de transformação dos espaços públicos refletem diretamente na qualidade de vida das nossas crianças. É ali onde elas vivem, brincam, se relacionam. Suas primeiras referências de vida estão diretamente ligadas ao ambiente aonde elas crescem. O Mais Vida nos Morros tem o poder de proporcionar a elas e as suas famílias um ambiente que auxilia no seu desenvolvimento”, explica a primeira dama do Recife, Cristina Mello. 

A agenda do pesquisador Tim Gill segue até o sábado (14). Dentre os projetos que ele ainda conhecerá até o final desta semana de trabalho estão: visitas ao Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e ao Jardim do Baobá, além de conferir de perto o megamutirão Mais Vida Nos Morros, que acontecerá sábado (14) em 12 comunidades do Recife. 

O programa

O Mais Vida nos Morros, uma iniciativa da Prefeitura do Recife, traz o colorido e ideias simples de intervenção urbana que modificam o ambiente e têm no morador o grande protagonista da transformação em sua comunidade. Lugares onde existem pontos de confinamento de lixo são transformados em locais de lazer e convivência, hortas orgânicas e parklets.

As escadarias são revitalizadas com retraços de cerâmica colorida, tornando o ambiente mais harmônico. A ideia é despertar cada vez mais o sentimento de comunidade, a autoestima e o orgulho dos moradores para com o seu território. 

Qual a sua reação?
0GOSTEI0NÃO GOSTEI0AMEI0HAHAHAH

Add Comment

TOPO