Beberibe

A comunidade da Rua Vitoriana, no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife, foi a contemplada na oitava etapa do programa Mais Vida nos Morros. Para envolver todos os moradores na iniciativa, adultos e crianças, foram realizadas oficinas de instalação de hortas e de compostagem de lixo orgânico. Ao final, os participantes ganharam um kit composto por uma mini-horta e um minhocário para implantar em casa.  

Também houve encontros, conversas e workshops para ouvir a opinião dos moradores sobre como eles poderiam transformar o lugar onde moram. A pintura das casas foi executada por eles em mutirões realizados aos finais de semana, com o apoio da prefeitura e materiais doados pela iniciativa privada. Os moradores participaram ainda de outras intervenções realizadas na comunidade 

Com o objetivo de estimular a criatividade, a autoconfiança e as habilidades motoras e cognitivas das crianças na primeira infância, diversos espaços receberam pinturas e jogos lúdicos, transformando-se em um grande playground urbano. E tudo com a participação dos pequenos, desde a escolha das intervenções até sua execução.  Coqueiros, joaninhas, pássaros e outras figuras foram desenhadas pelo artista Manoel Quitério nos espaços públicos, com ajuda deles.  

A escadaria da Rua Vitoriana, antes tomada por lixo e sujeira, ganhou cores e artes e virou uma área de convivência dos moradores, com espaço para as brincadeiras das crianças. 

Também foram realizadas ações para evitar o descarte de lixo e entulho em locais inadequados. Uma delas foi a colocação, em vários pontos da comunidade, de lixeiras feitas com tubos de televisão reaproveitados, pintados pelos próprios moradores, que impedem que o lixo fique exposto à chuva a animais. Na esquina da Rua Vitoriana com a Terceira Travessa Porto Realfoi instalado um jardim comunitário. 

A finalização das ações em Beberibe foi marcada pela apresentação de uma Cantata de Natal. Um cortejo com orquestra de papais noéis percorreu as ruas da comunidade, convidando a população para um show com os artistas Almir Rouche, Maestro Spok, Nena Queiroga, Gerlane Lopes e César Michilis. 

Uma das decisões tomadas nesses encontros foi exaltar as características ambientais da região onde a comunidade está inserida, que tem muitas áreas verdes. Isso foi feito tanto na pintura das casas, executada por meio de vários mutirões com os moradores, quanto nas demais áreas da comunidade que foram revitalizadas

As intervenções de arte urbana nos taludes e muros da comunidade foram realizadas pelo artista plástico Raoni Assis. Todas as ações foram coordenadas pela prefeitura, com a utilização de recursos doados pela iniciativa privada. 

A comunidade ganhou uma grande horta comunitária, implantada em um espaço antes tomado por toneladas de lixo. Foram criados diversos canteiros com ervas medicinais, vegetais e árvores frutíferas. A horta também se tornou espaço para escolas e outras entidades vizinhas realizarem ações de educação e conscientização ambiental para as crianças, como oficinas com distribuição de mudas. Além disso, foi realizada uma oficina de compostagem de lixo orgânico com os moradores da comunidade e distribuídos 30 minhocários. 

A ação incluiu ainda a implantação de um passeio com cerca de 100 metros de extensão ligando a horta e o pátio da igreja da comunidade, que foi transformado em uma área de lazer e convivência, com a implantação de bancos, pinturas lúdicas no piso para estimular a brincadeira das crianças e arborização. Também foram eliminados quatro pontos críticos de lixo, que receberam sinalização lúdica, arborização e pintura. 

Data de realização2018
0
famílias atendidas
“Uma surpresa maravilhosa. Nossa rua ficou linda depois dessa intervenção das pinturas todas, e terminar com um presente desses foi incrível. Estamos muito felizes de ver isso aqui, tão de pertinho. Um sonho.”
Maria de Lourdes
Moradora

Veja no vídeo Beberibe foi a oitava comunidade a receber o Mais Vida nos Morros. Mais de 100 famílias do bairro e do entorno foram atendidas em 2018. Os moradores são sempre os protagonistas nas ações e participam ativamente de cada etapa, desde o planejamento até a hora de colocar tudo em prática, como pintar as casas. As pinturas foram coordenadas pelo artista plástico Manoel Quitério. “Hoje a Vitoriana está vestida”, disse um morador sobre a rua que ganhou cores e desenhos. Além de proporcionar um cenário mais bonito, a transformação cria novos espaços de lazer, inclusive para as crianças, que ganham mais opções para se divertir com mais segurança. Veja só como o bairro de Beberibe ficou mais colorido e acolhedor. 

  

TOPO