Recicla Mais

Atividade do Recicla Mais no Morro da Conceição

Para estimular a coleta seletiva, o Recicla Mais promove feiras que acontecem mensalmente, de forma itinerante, nas comunidades atendidas pelo programa. Nessas feiras o lixo plástico é trocado por produtos como cestos, saboneteiras e fruteiras. Também são dadas orientações sobre esse tipo de resíduo, os problemas que ele causa para o meio ambiente e de como é feita a transformação do lixo em objeto.

A iniciativa, que começou como um braço do Mais Vida nos Morros, hoje tem vida própria dentro da Secretaria Executiva de Inovação Urbana e atua também em áreas que não são atendidas pelo programa. Seu principal objetivo é reduzir a poluição de material plástico nos rios, canais, barreiras e demais espaços públicos.

Denominado upcycling em inglês, o processo de reaproveitamento do lixo plástico na criação de novos produtos é feito em uma oficina própria que conta com um maquinário básico para isso, composto por máquinas extrusora e trituradora de plástico. Os objetos foram desenhados junto com os moradores que também determinaram o tipo de produto que queriam.

Para que todos possam participar – e também juntar cada vez mais plásticos –, é divulgado antecipadamente o calendário das feirinhas, que em 2020 já aconteciam em 15 comunidades, com envolvimento também dos embaixadores do Mais Vida nos Morros.

O objetivo é atender as 53 comunidades do programa e expandir para outras localidades. 

Infraestrutura urbana

Além de objetos de desejo dos moradores, o programa também está produzindo infraestrutura urbana com o lixo plástico coletado.

A primeira criação nesse sentido é um corrimão, que é uma necessidade comum a praticamente todas as comunidades, para melhorar a acessibilidade das escadas.

O primeiro corrimão foi instalado, em setembro de 2020, na comunidade de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, vencedora da gincana Julho sem Plástico, em 2019. Para desenvolvê-lo foram utilizados 35 quilos de plástico tipo 2, o que corresponde a aproximadamente 267 garrafas de amaciante de 3 litros ou 1.250 embalagens de xampu de 325 ml. Feito de resíduo plástico, o corrimão produzido pelo Mais Vida nos Morros acaba sendo mais econômico e não precisa de manutenção de pintura.

No futuro, a intenção é que placas de rua, brinquedos e mesmo outros itens de mobiliário urbano, como bancos e jardineiras, possam ser produzidos a partir do lixo plástico.

Dependendo do tamanho da comunidade, são coletados de 60 a 200 quilos de plástico. No total, considerando o lixo plástico arrecadado até outubro de 2020 nas feirinhas de upcycling, cerca de 1,5 tonelada de resíduos já foi reciclada
Atividade do Recicla Mais no Morro da Conceição
TOPO