Mais Vida é reinventar as políticas públicas

O Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir do protagonismo comunitário e da promoção do desenvolvimento sustentável e de um espaço urbano melhor para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife.

Ao pensar novas práticas urbanísticas e de engajamento comunitário, o Mais Vida nos Morros cria um novo jeito de fazer políticas públicas. Essas experiências podem ser compartilhadas – no Recife e além – para que sirvam de inspiração e estimulem cada comunidade a repensar e reescrever seus caminhos.

A inovação e a participação são as chaves da construção de uma cidade mais justa, segura e inclusiva para todos os cidadãos, desde a primeira infância até a vida adulta.
Muro colorido de uma casa, no Vasco da Gama. Menino pula na frente do muro, em uma calçada com pegadas desenhadas.

No centro de tudo está o cidadão ativo, coautor e corresponsável por tudo. O Mais Vida nos Morros trabalha para transformar a relação do morador com o espaço urbano e com o meio ambiente.

+ 54.000

habitantes atendidos

Some description text for this item

Mais Vida nos Morros em números
DOWNLOAD

Mais Vida nos Morros passo a passo

Baixe o e-book e entenda passo a passo como o Mais Vida nos Morros é implementado nas comunidades. Veja também de que forma o programa reinventa a vida das pessoas com mais participação e respeito ao meio ambiente.

Baixe agora

Valores | No que acreditamos

Justiça socioespacial – Promover oportunidades e acesso a serviços, lazer, espaço urbano e natureza para tornar a cidade menos desigual; trabalhar pela integração socioeconômica.

Amor pela cidade – Promover o pertencimento e o amor à cidade e colocar o bem-estar do cidadão como centro das ações.

Cidadania ativa – Estimular a participação e o envolvimento dos cidadãos em todos os níveis de democracia; incentivar a participação local e global: cobrar, reclamar e ser parte da solução.

Pedagogia urbana – Fazer a diferença no lugar onde se mora e inspirar quem ainda vai fazer.

Primeira infância – Priorizar soluções voltadas para a população de 0 a 6 anos, pois uma cidade planejada para crianças é uma boa cidade para todo mundo.

Inovação aberta – Buscar novas soluções para velhos desafios; testar e prototipar iniciativas de alto impacto, baixo custo e rápida implementação com a comunidade

Resiliência urbana – Promover um ambiente urbano dinâmico, capaz de se adaptar e se transformar rapidamente para atender aos desejos e necessidades dos cidadãos.

Desenvolvimento sustentável – Buscar um modelo de desenvolvimento que incorpore as preocupações com o meio ambiente e a promoção de um modo de vida capaz de satisfazer as necessidades da geração atual e das gerações futuras.

Missão | Nossos grandes objetivos

Reinventar a cidade e combater a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e de um espaço urbano melhor para as crianças nas comunidades de interesse social do Recife.

Visão | O que nos impulsiona

Consolidar-se como uma política pública de inovação e resiliência urbana de referência mundial, que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e de um espaço urbano melhor, expandindo o nosso impacto nos próximos oito anos para as crianças das 545 comunidades de interesse social do Recife.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Mais Vida nos Morros contribui para dois importantes tópicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030:

  • A garantia de uma vida saudável e da promoção do bem-estar para todos em todas as idades.
  • A busca por cidades e assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
TOPO