Modelo de transformação

A criação de uma estratégia de ação fortemente focada na participação, por um lado, e na inovação em intervenções urbanísticas táticas, por outro, tornou o Programa Mais Vida nos Morros único e de grande relevância enquanto laboratório de políticas públicas.

O Mais Vida nos Morros é um dos programas mais inovadores em gestão pública no Brasil. É um novo paradigma. Uma política pública que muda os espaços urbanos e também as pessoas, aumentando o sentido de pertencimento e o engajamento das comunidades.

Até o final de 2020, o programa havia atendido 53 comunidades de interesse social do Recife, alcançando diretamente 54 mil habitantes. Seu objetivo é chegar a todas as 545 comunidades de interesse social do Recife.

Para isso, o Mais Vida nos Morros consolidou uma metodologia ao mesmo tempo sólida, mas flexível. Estruturada em temas centrais (veja destaque), mas capaz de atender às demandas específicas de cada comunidade. E com um método de trabalho definido e ágil que escuta a população, planeja e executa a mudança em 60 dias, para um conjunto de 100 casas.

Como o Mais Vida nos Morros atua

Redesenhando espaços urbanos a fim de estimular ambientes comunitários físicos e sociais que maximizem o desenvolvimento saudável, social, cognitivo e emocional das crianças.

Promovendo o desenvolvimento sustentável, a partir da resiliência urbana.

Fortalecendo o protagonismo comunitário, a partir do exercício da cidadania ativa, do sentimento de pertencimento e do orgulho do lugar onde se vive.

+ 54.000

habitantes atendidos
Mais Vida nos Morros em números
DOWNLOAD

Mais Vida nos Morros passo a passo

Baixe o e-book e entenda passo a passo como o Mais Vida nos Morros é implementado nas comunidades. Veja também de que forma o programa reinventa a vida das pessoas com mais participação e respeito ao meio ambiente.

Baixe agora
TOPO