Linha do tempo

  • 2016

    Lançamento do programa Mais Vida nos Morros. As primeiras comunidades contempladas foram o Alto do Maracanã, em Dois Unidos, e Córrego do Fernandinho, no bairro Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife.

  • 2017

    Conclusão das ações do programa na comunidade do Alto José do Pinho e Mangabeira, na Zona Norte, que transformou a realidade de cerca de 300 famílias.

  • 2018

    Finalização das ações do programa na comunidade do Morro da Conceição, área simbólica do Recife, alcançando mais de 600 famílias. O programa também atendeu as comunidades de Sítio São Brás, situada no bairro do Sítio dos Pintos, e Beberibe, na Zona Norte de Recife.

  • 2019

    Execução das ações de revitalização do Mais Vida nos Morros nas comunidades de Vaco da Gama, Alto José Bonifácio, Burity e Lagoa Encantada, atendendo mais de mil famílias.

  • MAIO

    Visita da comitiva da Fundação Bernard van Leer a iniciativas voltadas para a primeira infância do Mais Vida nos Morros nas comunidades de Beberibe e Vasco da Gama, atendidas pelo programa.

    Apresentação do Mais Vida nos Morros na abertura da ODS Week, promovida pela ONU-Habitat em Niterói, no Rio de Janeiro. O programa foi escolhido como referência nacional pela inovação em políticas públicas para inspirar outros municípios a buscar soluções criativas para os desafios das cidades de acordo com os ODS, da ONU.

  • AGOSTO

    Escolha do Mais Vida nos Morros como uma das melhores práticas e principais tendências de desenvolvimento urbano e territorial sustentável do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), em evento realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Inclusão do Mais Vida nos Morros no Transforma Recife, primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, lançada em 2014 pela prefeitura. A iniciativa permite que os cidadãos possam atuar como voluntários nas ações de intervenção do programa nas comunidades do Recife.

    Realização do primeiro megamutirão do Mais Vida nos Morros, atendendo mais de 2,5 mil moradores de 16 comunidades. Foram pintadas 600 residências e realizadas 63 intervenções em espaços ociosos, com o apoio de mais de 2 mil voluntários.

  • OUTUBRO

    Premiação do Mais Vida nos Morros como o projeto de maior relevância para primeira infância desde 2012 no Encontro Alumni 2019 do Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI), promovido por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies, ambos da Universidade de Harvard; Bernard van Leer Foudation; Insper; e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Apresentação das ações voltadas à primeira infância do Mais Vida nos Morros e outros programas executados pela prefeitura do Recife durante a Cúpula de Cidades Amigas das Crianças, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Alemanha.

  • DEZEMBRO

    Indicação da cidade do Recife como caso para estudo do Churchill Fellowship Project sobre projetos urbanos para primeira infância realizado pelo pesquisador inglês Tim Gill, criador do Dia Mundial do Aprender Brincando. Uma das iniciativas destacadas é o Mais Vida nos Morros, por suas ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos.

    Seleção dos embaixadores do Mais Vida nos Morros, responsáveis por mobilizar, engajar e inspirar pessoas a fazer a diferença nas comunidades. Os escolhidos são representantes da cultura, do esporte, da gastronomia, do ativismo social, entre outros setores, além de moradores já atendidos pelo programa.

    Realização do segundo megamutirão do Mais Vida nos Morros, atendendo mais de 6,5 mil moradores de 12 comunidades situadas nas áreas mais vulneráveis do Recife. O evento contou com a participação de cerca de 5 mil voluntários.

  • 2020

    Execução das ações de revitalização do Mais Vida nos Morros nas comunidades de Campo União e UR-10, entre outras, atendendo mais de 550 famílias.

  • ABRIL

    Criação do movimento Quarentena Sustentável, do Mais Vida nos Morros, que disponibiliza uma série de conteúdos on-line voltados para primeira infância, como atividades para os pais desenvolverem com as crianças durante o isolamento social devido à pandemia da covid-19, além de informações sobre práticas e receitas sustentáveis, entre outros temas.

  • MAIO

    Estabelecimento de parceria com a ONU-Habitat para a implementação dos ODS e ações de combate à covid-19. As estratégias, realizadas pelos embaixadores do Mais Vida nos Morros, priorizam a conscientização sobre o isolamento social, os cuidados preventivos, a higienização e o estímulo a comportamentos sustentáveis.

  • JUNHO

    Lançamento do primeiro livro de Culinária sustentável, do Mais Vida Nos Morros, como parte do movimento Quarentena Sustentável. Disponibilizado de forma gratuita para o público, o livro incentiva o consumo sustentável por meio do reaproveitamento de alimentos.

  • JULHO

    Apresentação virtual das ações implementadas com foco no desenvolvimento infantil e na primeira infância do Programa Mais Vida nos Morros para representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

    Lançamento do programa Recicla Mais, que promove a troca de lixo plástico por produtos reciclados, nas comunidades do UR-10, Alto José Bonifácio e Sítio São Brás.

    Realização do primeiro Laboratório de Inovação, com o objetivo de identificar soluções para transformar o lixo plástico. O evento teve três etapas: ciclo de conversas abertas ao público pela internet; laboratório para desenvolvimento das soluções com mentoria para os inscritos; e apresentação das soluções, também pela internet.

TOPO