Alto do Maracanã

Você sabia que a história do Mais Vida nos Morros começou no Alto do Maracanã, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife? Pois é! Em 2016, o bairro foi o primeiro a participar do programa e apresentar à cidade a nova parceria entre prefeitura, iniciativa privada e comunidade local. 

Cem residências e as escadarias, geomantas e muros de arrimo localizados no entorno da comunidade foram pintados em diversas tonalidades. Foram implantados ainda quintais produtivos e hortas comunitárias, que utilizam o processo de compostagem para aproveitar os resíduos orgânicos gerados na comunidade.

Com base em uma estratégia de convivência, no incentivo à parceria e no sentimento de pertencimento, o programa estimulou a população a se envolver com os problemas da comunidade e melhorar as condições de vida do entorno. Todos os serviços foram realizados pelos próprios moradores com materiais, como tintas e cimento, custeados pela iniciativa privada. A Prefeitura do Recife disponibilizou equipes com engenheiros, arquitetos e técnicos para apoiar a execução do projeto.

Data de realização2016
0
famílias atendidas
“Eu vim de Brasília (DF) e não estava acostumada com morros. Quando vim morar aqui não gostava e ficava até chorando, querendo voltar, mas com esse projeto melhorou bastante. Agora eu posso chamar amigos para conhecer, gostei do projeto e ajudei nos serviços.”
Taiane Ferreira
Moradora

Veja no vídeo – No Alto do Maracanã, as casas ganharam cores novas: azul, amarelo, verde, laranja e rosa. Foi um verdadeiro exemplo de inovação em área periférica. As pessoas da parte baixa da cidade observaram o Alto do Maracanã com roupa nova, vibrante e alegre. Já os moradores – que participaram de todas as etapas do programa – se beneficiaram também com mais intervenções: novas áreas verdes, retirada de acúmulo de lixo, cinco áreas de convivência e 20 hortas comunitárias. Assista no vídeo acima a uma entrevista do prefeito Geraldo Júlio sobre as transformações da comunidade.

  

TOPO