Alto José Bonifácio

A comunidade do Alto José Bonifácio, bairro da Zona Norte do Recifejá realizava algumas ações para combater pontos críticos de lixo antes de receber o Mais Vida nos Morros, mas o programa ajudou a potencializar esse engajamento dos moradores. Eles foram envolvidos desde o começo da iniciativa, tanto na identificação do espaço quanto na concepção e cocriação da intervenção, o que aconteceu por meio de oficinas de escuta e ideias. 

Foram realizados mutirões com os moradores para a pintura das casas e requalificação dos espaços públicos. O perímetro formado pelas ruas Ary Peter, Baulanadia e Engenheiro Parol foi transformado em um circuito de atividades e brincadeiras, em uma região antes carente de áreas de lazer convivência entre os moradores. 

A escadaria e a canalização de drenagem foram revitalizadas e ainda foram implantados cinco jardins, a partir de oficinas de meio ambiente realizadas com os moradores. Também foram ministradas palestras de culinária sustentável, que apresentaram aos moradores dicas de reaproveitamento de alimentos e reutilização do lixo orgânico. 

Além disso, foi implantada uma pista de caminhada e corrida de aproximadamente 230 metros, dos quais 150 metros tiveram o piso recuperadoNo meio desse trajeto, há ainda um espaço para alongamento com barra e prática de exercícios. área agora recebe um professor de educação física, duas vezes por semana, para dar aulas.  

Foram feitas ainda intervenções para primeira infânciacomo desenhos e pinturas que estimulam os sentidos. Para criar uma relação de pertencimento e cuidado com o espaço público nas criançasfoi implementada uma área de convivência com jardim e bancos, chamada pelos moradores de Pracinha Criança Feliz.  

Data de realização2019
0
famílias atendidas
“Quando a equipe veio, as pessoas já se sentiam engajadas para ajudar, mas o programa chegou com a parte da inovação, trazendo palestras de reaproveitamento de alimento, trouxeram engenheiro agrônomo, adubo e reforçaram a questão ambiental. Houve uma interação, uma troca de aprendizado e vemos que o pessoal do Mais Vida está olhando para a gente cada vez mais”.
José Edson Pereira da Silva, “Ninho”
Embaixador do programa

Veja no vídeo – O bairro Alto José Bonifácio recebeu o Mais Vida nos Morros e os moradores foram os principais agentes da transformação. Uma espaço mais colorido representa a ponta bonita do iceberg: a ação contribui para uma comunidade mais valorizada e bem cuidada, que proporciona união e sentimento de pertencimento das pessoas que vivem nela.  Um descontentamento dos moradores do Alto José Bonifácio era a falta de espaço para fazer caminhadas. O problema foi solucionado: o bairro foi contemplado com uma pista de cooper e cinco jardins. Locais onde havia lixo acumulado receberam atenção e foram transformados em áreas de lazer. O programa produziu também outras intervenções, como criação de área de alongamento com barras, implementação de espaços para crianças brincarem, revitalização de escadarias e pinturas de casas e espaços públicos. 

Veja no vídeo – Os moradores são os especialistas das comunidades. Por isso, eles participaram de todas as etapas da intervenção, mediados pela equipe do Mais Vida nos Morros. O Alto José Bonifácio foi um exemplo de engajamento e exercício de cidadania. Neste vídeo, o morador Ninho mostra algumas intervenções que o Mais Vida nos Morros proporcionou. Ele explica como  contribuiu para dar vida ao projeto e deixar o espaço mais saudável para se viver. Ninho, por exemplo, teve a ideia de implementar um lixo comunitário para os moradores.

TOPO