Burity

A Vila Burity, localizada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, foi a 13ª comunidade a receber o programa Mais Vida nos Morros. Com a união dos esforços de moradores e equipe técnica da prefeitura, casas e muros foram pintados, vários com elementos artísticos. Os materiais foram doados pela iniciativa privada. 

Pontos críticos de lixo foram transformados em novas áreas de convivência e lazer, como a Nossa Praça, totalmente projetada pelos moradores. Além disso, diversas áreas de lazer foram recuperadas, como o Campinho do Gogó e o Mirante do Pôr-do-Sol, um dos cinco da comunidade, que fez até um mapa para auxiliar quem quer conhecer esses locais e apreciar a vista privilegiada. 

A comunidade ganhou ainda uma horta comunitária, com bancadas ergonômicas e composteiras para lixo orgânico e folhas secas, assim como um parkletjardins, jardineiras e novos mobiliários nas praças. Também foram realizadas intervenções artísticas nas ruas, becos e escadarias, algumas das quais podem ser vistas de outras regiões da cidade, como os murais realizados pelo artista plástico Max Motta. 

Para as crianças, foram criados os Caminhos da Primeira Infância: nas escadarias que levam à Escola Municipal Deputado Fernando Sampaio, todo o percurso tem elementos lúdicos para estimular o desenvolvimento infantil. A escola também foi pintada por dentro e por fora para que as crianças possam aprender de forma lúdica, assim como a Associação de Moradores.  

Todas as ações do programa foram realizadas com os moradores. Eles participaram de diversas reuniões e ações para opinar sobre as transformações da comunidade, bem como de oficinas de práticas sustentáveis, campanhas de conscientização ambiental e da gincana do plástico, para a confecção de lixeiras recicladas. Nessas ações, foram distribuídas composteiras para que a população possa reaproveitar o lixo orgânico. 

Oficina de Sonhos e Ideias 

O evento foi realizado com o objetivo de incentivar o protagonismo dos moradores, para que eles participassem ativamente da mudança da sua comunidade, expressando o que desejam para o local onde vivem. Uma das atividades realizadas foi “Troque uma muda por uma ideia”. Os moradores  crianças, jovens e idosos  compartilharam em um varal o que sonham para o lugar onde moram, ganhando em troca mudinhas de alface. Além disso, receberam informações sobre meio ambiente, alimentação saudável e os cuidados que devem ter com a mini-horta e os minhocários. 

Data de realização2019
0
famílias atendidas
“Acredito que, do jeito que era, mudou muito. As pessoas se conscientizaram, ficaram mais humanas umas com as outras, respeitaram o esforço dos outros. Quem não colocou a mão na massa na hora, hoje em dia se responsabilizou a cuidar do lixo e do espaço que é da comunidade por inteiro. Todos saíram ganhando.”
José Cândido Lins (Marcony)
Morador e embaixador do programa
"Está outra coisa! Agora dá gosto de vir na calçada, falar com a vizinhança, ver as crianças brincando. Mudou o aspecto completamente, principalmente essa pracinha, onde a gente se senta pra conversar, jogar dominó. Ficou tudo muito colorido e muito astral."
Gleicileide Silva de Farias
Moradora
"Está maravilhoso, não só mais bonito, como mais seguro para a gente circular. Nossas barreiras aqui estavam muito estragadas e recebemos o muro de arrimo, que agora faz a gente dormir sossegada quando tem chuva. Além disso estou com a casa colorida, muita arte nas nossas paredes. Estou numa felicidade só!"
Maria Tereza dias da Silva
Moradora

Veja no vídeo Além de deixar os espaços mais bonitos e vibrantes, as ações do Mais Vida nos Morros favorecem o convívio social da vizinhança e a expressão da criatividade das crianças. O programa não termina com as pinturas: as transformações inspiram uma nova relação entre moradores e espaços públicos. A Vila Burity, no bairro da Macaxeira, é mais um capítulo dessa história. Dessa vez, 450 famílias foram atendidas e viram sua comunidade ganhar alegria. Os moradores construíram hortas comunitárias e composteiras coletivas para dar um destino útil ao acúmulo de folhas nas calçadas. Lugares com muito lixo foram limpos e todos foram orientados sobre o descarte correto de materiais. Na parte estética, o artista plástico Max Mott escutou as crianças para a produção dos desenhos. A Vila do Burity também viu nascer cinco mirantes, valorizando a vista incrível do lugar! 

  

TOPO