Campo da União

A comunidade de Campo da União, no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, foi tomada pelo colorido após a execução do programa Mais Vida nos Morros. As casas foram pintadas em mutirões pelos moradores, com o apoio de técnicos da prefeitura e materiais doados pela iniciativa privada. As atividades foram marcadas pela educação ambiental – durante os mutirões, a população participou de uma gincana em que o primeiro da fila seria quem acertasse o sabor de um bolo, produzido com alimentos reaproveitados, como casca de mamão e de abacaxi.  

A transformação física, ambiental e social da área também incluiu a eliminação dos pontos críticos de lixo, criação de horta comunitária e de minhocários, implantação de mirante e humanização de becos e travessas. Foram realizadas ainda oficinas de culinária sustentável para estimular a redução do lixo orgânico nas comunidades. 

Antes dessas intervenções, foi realizada a Oficina de Sonhos e Ideias, com o objetivo de incentivar o protagonismo dos moradores, para que eles participassem ativamente da mudança da sua comunidade, expressando o que desejam para o local onde vivem. Uma das atividades realizadas foi “Troque uma muda por uma ideia”. Os moradores crianças, jovens e idosos  compartilharam em um varal o que sonham para o lugar onde moram, levando em troca mudas de hortaliças para plantar em casa. Além disso, receberam informações sobre minhocários e os cuidados que devem ter com a mini-horta. 

Pouco antes do Carnaval, o programa Mais Vida nos Morros também levou à comunidade o bloco Unidos Contra o Lixo, para atrair a atenção dos moradores para esse tema. Adultos, jovens e crianças puderam acompanhar a orquestra de frevo Vitrine Viva pelas ruas do Campo da União. As crianças confeccionaram o estandarte do bloco e o carregaram durante o cortejo, mostrando o que haviam feito juntas. 

A iniciativa faz parte de um grupo de ações culturais realizadas na comunidade com foco na conscientização ambiental. Além do bloco, o programa realizou uma roda de capoeira, um cineminha na rua, oficina de culinária sustentável e plantio de mudas aromáticas. 

Datade realização2020
0
famílias atendidas
“O pessoal hoje tem mais consciência, em questão inclusive de conviver. A gente fez mutirão de alimentos, para ajudar outras famílias. Distribuímos cestas básicas. O Mais Vida nos Morros deu a chance de termos um lugar em que a gente pudesse levar as crianças para passar a tarde ou uma manhã, para tomar um banho de sol. Achei muito interessante eles pararem para conversar, para dar atenção aos moradores, escutar o que o morador achava que era bom fazer. Essa foi uma sementezinha que eles plantaram e que cada dia mais vai crescer.”
Maria José Natália Domingos da Silva, a Lia da Macaxeira
Embaixadora do programa
“A comunidade aqui é carente, e agora que esse projeto está entrando com um trabalho educativo, vai prosperar e ajudar muito a nossa comunidade.”
Cléssio Pereira
Morador
Crianças diante de muro colorido no Campo da União

  

TOPO