Córrego do Jenipapo

A comunidade Córrego do Fernandinho, situada no bairro Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife, foi atendida na segunda etapa do programa Mais Vida nos Morros. O trabalho incluiu a pintura das residências, das geomantas e dos muros de arrimo da localidade, bem como a aplicação de pedaços de cerâmica colorida em escadarias, postes e paradas de ônibus e a instalação de banquinhos coloridos em frente às casas.

Foram criados ainda espaços de lazer e convivência, como parklets, um campinho de futebol, um mirante com jardim em um local onde antes havia um ponto de acúmulo de lixo e hortas comunitárias, feitas com pneus, tubos de aço inox e outros materiais recicláveis descartados pelos moradores. Além disso, uma geladeira sem uso foi transformada em uma biblioteca para a comunidade, ganhando o nome de “geladoteca”.

Os recursos do programa, executado pela Prefeitura do Recife, foram doados pela iniciativa privada. Para estimular o senso de pertencimento da população e incentivar o convívio, a ação contou com a participação dos moradores em mutirões, que envolveram também as crianças da comunidade e até moradores de bairros vizinhos. Cada família escolheu a cor da sua casa, relacionando-a a um sentimento com a comunidade: esperança, prosperidade, amor, vitória.

Data de realização2016
0
famílias atendidas
“É muito importante chegar esse tipo de ação aqui no bairro. Mexe com todo mundo. O visual da comunidade melhorou, o acesso ficou melhor e achei muito bom o trabalho feito pelos próprios moradores. Espero que todos aqui zelem pelo trabalho, com o que é novo e nosso. Isso aqui tem que durar.”
Davi Campelo
Estudante

Veja no vídeo – O Córrego do Jenipapo foi o segundo bairro a receber cor e vida pelo programa. Os moradores se uniram e foram os protagonistas de todas as intervenções. Eles participaram de oficinas e foram orientados pela equipe sobre a manutenção dos espaços. Ao fim das intervenções, além de um mais bonito e funcional, observa-se a construção de novos vínculos, sentimento de pertencimento e preocupação com o coletivo. Na escolha das pinturas, os moradores do Córrego do Jenipapo relacionaram cada cor a um sentimento com a comunidade: esperança, prosperidade, amor e vitória. O resultado foi um bairro mais bonito, mais limpo, com novos espaços de lazer, hortas comunitárias e novos motivos para sorrir. 

  

TOPO