Lagoa Encantada

A comunidade de Lagoa Encantada, localizada no bairro de Ibura, na Zona Sul do Recife, se desenvolveu numa área entre planície e morro. Essa conformação se refletiu na estrutura urbana da comunidade: enquanto a parte situada na planície tinha espaços de lazer e outros equipamentosno morro faltava quase tudo. Esse contexto influenciou a forma como os moradores de cada parte se relacionavam entre eles e com o território. Assim, o principal objetivo do programa Mais Vida nos Morros em Lagoa Encantada foi amenizar as barreiras físicas impostas pela área do morro e fortalecer o laço entre os moradores, expandindo esse sentimento para o território. 

O perímetro de atuação, nas ruas Dr. Cesar Montezuma, Santa Joana e Alfredo Eugênio M. de Almeida, abrangeu cerca de 100 famílias. Os processos de participação popular foram imprescindíveis para que os objetivos fossem alcançados. Foram realizadas oficinas de mapeamento criativo e cocriação para que os moradores dissessem o que queriam para o local onde moram. A primeira ação foi, em mutirões, pintar as casas para deixar a comunidade mais bonitacom o apoio da prefeitura e materiais doados pela iniciativa privada. 

A arte urbana, executada em casas e muros pelo artista Teo Armando, com o apoio dos moradores, foi utilizada como ferramenta de comunicação da personalidade da localidade e de criação de vínculos. Além disso, as vielas da comunidade foram transformadas em mini-hortas comunitárias abertas a todos. Também foram colocados bancos em vários locais para que as pessoas possam descansar e contemplar a paisagem. 

Para a primeira infância, foram criadas rotas seguras e amigáveis como estratégia de fortalecimento da comunidade. Chamados de caminhos brincantes, essas rotas ganharam pinturas no piso que despertam os sentidos e divertem as crianças. Espaços ociosos na frente das casas foram cedidos pelos moradores e viraram varandas brincantes, equipadas com banco, jardineiras e pinturas lúdicas que estimulam a brincadeira dos pequenos e a conversa entre os vizinhos. Também foram criadas varandas jardins, onde foram cultivadas plantas e flores. 

A pracinha da comunidade foi revitalizada, ganhando novos brinquedos, pintura lúdica no piso, nas mesas e nos bancos, além de um mural elaborado com a participação das crianças. Já a escadaria da Rua Dr. César Montezuma recebeu a aplicação de um mosaico de cerâmica, feito a partir de milhares de cacos que seriam descartados e foram coletados pela própria comunidade. Além disso, um ponto crítico de lixo foi eliminado e transformado em uma área de descanso com mini-horta pinturas lúdicas. 

Gincana Encantada 

O evento – que contou com atividades de criação colaborativa de adultos e crianças sobre os temas infância, cidade, meio ambiente e sustentabilidade – foi realizado para estimular os moradores a assumir o protagonismo das mudanças na comunidade. Também aconteceram oficinas de contação de histórias, brincadeiras de rua, compostagem, culinária sustentável, reciclagem criativa e conversas sobre a infância. 

Feirinha de Upcycling 

Essa iniciativa realizada na Lagoa Encantada incentivou que os moradores trocassem materiais plásticos, como garrafas PET, por produtos reciclados já manufaturados, como lixeiras, vasos e cestos. O objetivo foi estimular uma mudança de comportamento coletivo na comunidade em relação alixo produzido, buscando a reciclagem em vez do descarte, principalmente em lugares inadequados, como rios e barreiras.

Data de realização2019
0
famílias atendidas
“Aqui na esquina mesmo era cheio de lixo. Agora ficou bem melhor. Um rapaz vem fazer a coleta em cada casa e [o lugar] onde se jogava lixo agora está bem cuidado, recebeu pintura, ganhou um jardim.”
Juliete Aline da Silva
Moradora
“A gente pintou com os artistas que vieram. Fizemos desenhos no papel e pintamos a nossa mão na parede. Também participamos da atividade de coletar tampinhas de garrafa e embalagens de plástico, que a gente trocava por saboneteiras, porta-lápis, balde. Foi legal.”
Ketelly Fernanda Demezio dos Santos Souza
Criança da comunidade
“Eu achei um bom projeto porque aproxima o cidadão e o poder público e ainda traz mais vida para a cidade, para o bairro. Muitas vezes a gente se sente abandonado, mas com esse programa a gente vê coisas boas acontecendo, as pessoas se unindo. Isso é muito importante para a comunidade.”
Messias Ferreira
Morador

Veja no vídeo O Mais Vida nos Morros chegou à comunidade Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, atendendo cerca de cem famílias. Dona Maria, moradora da comunidade, conta no vídeo como o morro era triste e escuro antes da chegada do programa. Após as intervenções, ela vê muito mais crianças brincando e aproveitando os espaços públicos com tranquilidade. Uma das propostas do programa é exatamente essa: convidar pessoas de todas as idades a desfrutar de sua própria comunidade. Mais de 1.370 litros de tinta foram utilizados nas pinturas, responsáveis por embelezar e fortalecer a identidade da Lagoa Encantada. Confira depoimentos de moradoras da comunidade. 

  

TOPO