Megamutirão I

O primeiro megamutirão do programa Mais Vida nos Morros aconteceu em 2019, atendendo mais de 2,5 mil moradores de 16 comunidades situadas nas áreas mais vulneráveis do Recife. Foram usados mais de 24 mil litros de tinta para pintura de muros e fachadas de 600 residências e na reinvenção dos espaços públicos do entorno. Também foram realizadas 63 intervenções em espaços ociosos, que foram transformados em ruas e escadarias brincantes, hortas e jardins comunitários, praças e mirantes. 

A ação contou com o apoio de mais de 2 mil voluntários, que, além de participar diretamente da transformação, ministraram 88 oficinais. Funcionários das mais diversas áreas da prefeitura também apoiaram a ação, mobilizando e engajando os moradores das comunidades. Durante o mutirão, foi oferecida uma programação cultural e atividades lúdicas voltadas para as crianças. 

A iniciativa teve início com a mobilização de cada comunidade participante, que foi ouvida e convidada para participar do processo de cocriação das intervenções por meio de rodas de conversa e oficinas. Os moradores receberam um “cardápio” com sugestões de intervenções que podiam ser realizadas nos espaços e, a partir dele, selecionaram aquilo que julgaram necessário. 

A participação colaborativa das populações também se deu por meio de um mapeamento afetivo. Nele, moradores e voluntários identificaram na comunidade potenciais de áreas verdes, espaços de convivência e lugares para atividades das crianças. Em paralelo, foram realizadas ações para engajar os moradores, como oficinas de culinária sustentável, jardinagem e horta, artes plásticas, tecido, cordel, brinquedos sustentáveis e apresentações musicais. 

A terceira etapa consistiu no plano de ação, que envolveu a eliminação de pontos críticos de lixo, implantação de espaços de convivência com bancos, jardins, pinturas e hortas e a execução de espaços lúdicos para crianças, priorizando a primeira infância. 

Locais de intervenção 

  1. Rua Saramandaia – Campo Grande 
  2. Rua da Bela Vista – Dois Unidos
  3. Alto do Pascoal – Água Fria
  4. Rua São Domingos de Sávio – Alto José Bonifácio
  5. Rua Alto da Brasileira – Macaxeira
  6. Rua Dr. Alto do Caeté – Nova Descoberta
  7. Rua Tenente RolandRittmister– UR7 
  8. Av. Pernambuco – UR1 – Cohab
  9. Rua Padre Venâncio – Coelhos
  10. Rua Engenheiro Estevam Marinho – Coque
  11. Dancing Days – Imbiribeira 
  12. Rua Leila Félix Karam – Torrões/Vietnã
  13. Rua do Fortim – Coqueiral
  14. Alto São Sebastião – Coqueiral
  15. Rua São Xavier – Barro
  16. Rua Alto do Paraíso – Coqueiral/Alto da Bela Vista
Data de realização2019
0
pessoas atendidas
“Antes a gente tinha que descer para o Parque da Macaxeira. Agora, ganhamos um espaço para as crianças brincarem em frente de casa e com mais segurança. A pracinha ficou linda.”
Leticia da Paz
Moradora de Dr. Alto do Caeté, na Macaxeira
“Isso aqui agora está uma beleza. Moro aqui há 38 anos e nunca vi nossa rua tão linda. Pedi para pintarem minha casa de verde, que é a cor da esperança. Esperança de uma vida melhor, mais colorida, mais bonita.”
Elita Maria Costa
Moradora do Alto Bela Vista, no Ibura
“Tivemos várias oficinas aqui. As crianças também participaram. Foi maravilhoso. Já gosto de cuidar das minhas plantas e aprendi muitas coisas novas na oficina de jardinagem que vou fazer em casa também. Estamos todos muito felizes com o resultado não só da pintura, mas desse espírito de comunidade, de cuidar do nosso lugar, que ficou aqui depois desse mutirão.”
Maria Inácio Silva Guedes
Moradora do Alto Bela Vista, no Ibura

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Mais Vida nos Morros (@maisvidanosmorros)

Veja no vídeo O primeiro megamutirão da história do Mais Vida nos Morros foi realizado dia 31 de agosto de 2019. Em um sábado, quase 5 mil pessoas se reuniram para dar mais vida para 16 comunidades do Recife. A ação foi possível graças à união de moradores, voluntários e servidores públicos. O megamutirão foi a última etapa de um planejamento que mobilizou as comunidades e mapeou espaços ociosos que poderiam ser transformados em áreas verdes e de lazer. O resultado ficou lindo e impactou mais de 2 mil moradores. O sábado também contou com diversas oficinas e atividades lúdicas para as crianças. Veja no vídeo um pouquinho do que rolou no dia! 

TOPO