Morro da Conceição
Área simbólica do Recife, a localidade do Morro da Conceição recebeu a sexta edição do programa Mais Vida nos Morros. A participação dos moradores foi incentivada por meio da realização de reuniões, oficinas e workshop na comunidade, quando todos puderam opinar sobre as intervenções a ser realizadas. Uma das decisões tomadas nesses encontros foi usar apenas tons de azul e branco na pintura das casas para homenagear a padroeira da comunidade, o que foi feito em vários mutirões organizados com os moradores.
A prefeitura ficou responsável pela elaboração do projeto, orientação técnica e acompanhamento das ações, com recursos oferecidos gratuitamente por parceiros da iniciativa privada.
Além da pintura das casas, as intervenções incluíram a eliminação de sete pontos críticos de lixo e a implantação de um sistema de iluminação LED ao longo de toda a Rua Itaguatiara e na Praça do Morro da Conceição, o que trouxe mais segurança e qualidade na mobilidade urbana, bem como a arborização e a sinalização em todas as ruas da comunidade.
Foi desenvolvido um espaço interativo exclusivo para a primeira infância, com pinturas de jogos no chão e uma parede sensorial para estimular o desenvolvimento das crianças. Outras áreas também receberam um olhar voltado para esse público, como o espaço da academia da saúde na Praça do Morro.
A praça onde fica o Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi totalmente requalificada. Foram criados um mirante, com novo piso, iluminação e arborização, e um espaço de oração. Também foram revitalizadas as praças do Largo Dom Luiz e do Morro. Além de receber um novo jardim, a Praça do Morro teve os espaços de atividade física e a quadra da pista de corrida pintados e mobiliários implantados para estimular a convivência. A academia de saúde da praça ganhou espaços para atividades físicas infantis.
A comunidade recebeu ainda um Espaço Rosa, local destinado à execução de políticas públicas voltadas para as mulheres da comunidade, de modo a reduzir sua vulnerabilidade. Também foram implantados ao longo das ruas pequenos jardins, que foram pintados por jovens e crianças da comunidade, depois de participarem de uma oficina de grafitagem com um artista convidado, Manoel Quitério. E vários moradores do bairro receberam uma mini-horta com minhocário para fazer a compostagem do lixo orgânico.
Veja no vídeo – Cores são responsáveis por despertar sensações, criar identidades próprias e embelezar ambientes. O Mais Vida nos Morros acredita que revitalizar comunidades com desenhos e pinturas é um passo importante para mudanças mais profundas, que trazem mais qualidade de vida. Os moradores participam de todas as decisões, inclusive sobre a escolha das novas cores do bairro. No Morro da Conceição, por exemplo, mais de 600 casas se vestiram de azul e branco em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. O bairro é o sexto a receber o Mais Vida nos Morros. O artista Manoel Quitério realizou oficina com as crianças e comandou as pinturas. Dentre as demais intervenções, mais de cem moradores receberam uma mini-horta com minhocário para suas casas. Em frente à igreja, foi construído um mirante. Quem passa por lá, agora pode admirar uma das vistas mais bonitas do Recife!