Megamutirão II

O segundo megamutirão do programa Mais Vida nos Morros atendeu mais de 6.500 moradores, de 12 comunidades situadas nas áreas mais vulneráveis do Recife, com atividades que aconteceram diariamente durante dois meses. Houve dois dias de grandes mutirões envolvendo moradores, voluntários, funcionários da prefeitura e embaixadores do programa. No total, foram usados 28 mil litros de tinta na pintura de muros e fachadas de residências. A iniciativa reinventou os espaços públicos dessas comunidades, ressignificou espaços comunitários e criou novos espaços de lazer e convivência. 

Pela repercussão do primeiro megamutirão, o número de voluntários engajados aumentou para 5 mil. Eles ministraram oficinais e atividades com os moradores nas 12 comunidades simultaneamente. 

Nesta segunda edição, houve ainda uma novidade: o envolvimento dos embaixadores do Mais Vida nos MorrosSão 30 personalidades da cidade, de áreas como cultura, esporte, culinária, artes plásticas, entre outras, que participaram das ações como agentes de transformação, convocando a população e realizando as ações junto com os voluntários e moradores. 

Arte urbana 

Rafa Mattos (Borborema) 

Manoel Quitério (Jordão) 

Erinaldo Florim (Sancho) 

Bonny (Santo Amaro) 

Pixote (Vila União) 

Teogenes (Bola na Rede) 

Lídio (Arruda) 

Ítalo Bazon (Dois Rios) 

Nadílson (Rio da Prata) 

Carbonel (UR-1) 

Joubert (Alto da Bela Vista) 

Michel (Vila São Miguel) 

 

Locais de intervenção 

Santo Amaro 

Vila União (Iputinga) 

Bola na Rede (Guabiraba) 

Arruda (Campo Grande) 

Borborema (Setúbal) 

Dois Rios (Ibura) 

Jordão 

Rio da Prata (Ibura) 

Sancho 

Bela Vista (Ibura) 

Afogados 

UR-1 (Ibura) 

Data de realização2019
0
pessoas atendidas
“O que mais fiquei encantada é essa coisa de fazer junto e não fazer para eles. Fazer com eles, por eles, mas com eles. Isso que eu achei mais encantador. Porque é só assim que a pessoa vai querer cuidar. Foi ela que fez, foi ela que escolheu. Não é uma coisa da prefeitura. É uma coisa dela.”
Nena Queiroga
Embaixadora do programa em Santo Amaro
“Montamos um espaço e convidamos a população para tirar uma foto e levar no porta-retrato e colocar na sua casa. Esta é uma ação transformadora, motivacional, que traz o sentimento de pertencimento para os moradores.”
Max Levay
Embaixador do programa no UR-1, no Ibura
“Essa ação foi muito legal. Nunca tivemos isso. É uma oportunidade da prefeitura, junto com os moradores, transformar a nossa comunidade. Aqui era uma área crítica e hoje as crianças tomam o espaço, com o parque criado.”
Bruno Ricardo
Morador da Ilha de Santa Terezinha, em Santo Amaro
“Essa foi uma ação transformadora, deixando o Alto mais colorido, um lugar melhor para as crianças, que em cada desenho vê um coração, uma arte. Estávamos precisando de mais alegria nesse Alto, e hoje temos isso.”
Elisagela Batista
Moradora do Alto da Bela Vista, no Ibura
“Acho que essa ação valoriza as comunidades porque não é comum essa movimentação em prol deles. Deixa tudo melhor e mais bonito, tanto é que vemos o empenho e incentivo deles no trabalho.”
Juliana Mirele
Voluntária em Santo Amaro

Veja no vídeo – O segundo megamutirão Mais Vida nos Morros foi realizado em 2019, durante um sábado inteiro, no dia 14 de dezembro. A ação atendeu 12 comunidades do Recife ao mesmo tempo por meio de um esforço conjunto de moradores, embaixadores, equipes de secretarias da prefeitura e mais de 5 mil voluntários. O dia foi cheio de cor, alegria e intervenções. O evento marcou a história do Mais Vida nos Morros, graças ao engajamento de todos que participaram. Veja só quanta cor e energia! 

Veja no vídeo O segundo megamutirão trouxe o Mais Vida nos Morros para o bairro do Arruda, na zona norte da capital. A ação, realizada em dezembro de 2019, contou com um time de 30 embaixadores, formado por personalidades pernambucanas da cultura, esporte, culinária, artes, entre outros. A participação dos embaixadores foi muito importante para mobilizar voluntários para esse grande dia. Veja no vídeo depoimentos de moradores e embaixadores que marcaram presença no Arruda. Entre eles, estão o artista Cannibal, a dupla Shevchenko e Elloco e o atleta Zé do Carmo. 

Veja no vídeo – A Bola na Rede foi uma das comunidades revitalizadas em 2019 pelo segundo megamutirão Mais Vida nos Morros, o maior já realizado. A mobilização foi inspiradora e deu gás para que o programa continue impactando tantas pessoas. Ao mesmo tempo em que as comunidades receberam pinturas e transformações dos espaços públicos, foram realizadas oficinas culturais com dicas sobre criação de hortas caseiras, reciclagem criativa e fluxo de caixa para empreendedores, além de atividades lúdicas para as crianças. No vídeo você pode conferir depoimentos de mulheres que estavam presentes no dia e fizeram acontecer.  

Veja no vídeo – O bairro do Jordão recebeu com muito entusiasmo o segundo megamutirão Mais Vida nos Morros, em dezembro de 2019. O engajamento da sociedade foi essencial para fazer esse dia se tornar realidade. Antes de colocar tudo em prática, a equipe do programa realizou reuniões com moradores e voluntários, que mapearam as comunidades e identificaram os lugares que poderiam ser transformados em espaços de lazer. Com planejamento, protagonismo da comunidade, ação e amor, o megamutirão foi um sucesso. “A gente está chamando agora de Rua da Alegria”, diz uma moradora. 

TOPO