Sítio São Brás

A comunidade do Sítio São Brássituada no bairro do Sítio dos Pintos, na Zona Norte do Recife, recebeu a sétima edição do programa Mais Vida nos MorrosDesde o início, as ações contaram com a participação das 100 famílias atendidas, que, em visitas, conversas, oficinas e workshops, opinaram sobre como gostariam que a comunidade ficasse após a iniciativa. O objetivo foi estimular o protagonismo e o engajamento dos moradores para promover a transformação urbana e ambiental, despertando um sentimento de preocupação com o coletivo, autoestima, identidade e orgulho com seu território. 

Uma das decisões tomadas nesses encontros foi exaltar as características ambientais da região onde a comunidade está inserida, que tem muitas áreas verdes. Isso foi feito tanto na pintura das casas, executada por meio de vários mutirões com os moradores, quanto nas demais áreas da comunidade que foram revitalizadas

As intervenções de arte urbana nos taludes e muros da comunidade foram realizadas pelo artista plástico Raoni Assis. Todas as ações foram coordenadas pela prefeitura, com a utilização de recursos doados pela iniciativa privada. 

A comunidade ganhou uma grande horta comunitária, implantada em um espaço antes tomado por toneladas de lixo. Foram criados diversos canteiros com ervas medicinais, vegetais e árvores frutíferas. A horta também se tornou espaço para escolas e outras entidades vizinhas realizarem ações de educação e conscientização ambiental para as crianças, como oficinas com distribuição de mudas. Além disso, foi realizada uma oficina de compostagem de lixo orgânico com os moradores da comunidade e distribuídos 30 minhocários. 

A ação incluiu ainda a implantação de um passeio com cerca de 100 metros de extensão ligando a horta e o pátio da igreja da comunidade, que foi transformado em uma área de lazer e convivência, com a implantação de bancos, pinturas lúdicas no piso para estimular a brincadeira das crianças e arborização. Também foram eliminados quatro pontos críticos de lixo, que receberam sinalização lúdica, arborização e pintura. 

Data de realização2018
0
famílias atendidas
"Antes eu tinha vergonha da nossa rua, com esgoto correndo a céu aberto, muito lixo. Agora, tudo mudou. Eu recebo WhatsApp com fotos dizendo que minha rua está linda."
Tânia Maria Barbosa
Moradora

Veja no vídeo – O Sítio São Brás foi a sétima comunidade a ser atendida pelo Mais Vida nos Morros. As áreas comuns ganharam cor e vida para acolher crianças, adultos e idosos. Uma transformação memorável foi a retirada de 15 toneladas de materiais descartados de forma irregular. No lugar do lixão, os moradores construíram uma horta comunitária, que se tornou um exemplo de conscientização ambiental. O pátio em frente à igreja também ganhou cara nova: bancos, pinturas lúdicas no chão e arborização transformaram o espaço inutilizado em uma pracinha para os moradores. As crianças voltaram a brincar e a comunidade voltou a ter interesse pelo lugar onde vive. As artes foram obra do artista plástico Raoni Assis, que presenteou as áreas públicas com desenhos de pássaros. 

Veja no vídeo – O Mais Vida nos Morros transformou o pátio da igreja do Sítio São Brás em uma área de convivência para os moradores e espaço para diversão, como jogar bola. O chão ganhou pinturas para as crianças brincarem de amarelinha, caracol, salto em distância e outras brincadeiras. Veja um vídeo da vista aérea do espaço, agora preenchido por cor e união! 

  

TOPO