UR-10

A comunidade de UR-10, situada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, foi contemplada pelo programa Mais Vida nos Morros em 2020Muros de arrimoescadarias e outras áreas de uso comum ganharam pinturas lúdicas do artista urbano Jeff Allan. Um dos murais criados por ele tem como lema “Nós amamos o UR-10”, e pode ser visto pelas comunidades vizinhas. Ruas foram urbanizadas, com a instalação de pavimentação, drenagem, e iluminação com lâmpadas de LED. As casas receberam pintura colorida e desenhos, canteiros de plantas, mesas de concreto com bancos 

Além disso, foram instalados espaços com brinquedos multissensoriais para estimular a criatividade das crianças, de acordo com as sugestões dadas pelas próprias famílias. Elas também ganharam rotas seguras para escola, os Caminhos da Primeira Infância, com brinquedos, desenhos lúdicos e muitas cores, que contribuem para o desenvolvimento integral infantil e fortalecem os laços comunitários. 

Pontos críticos de acúmulo de lixo foram removidos e uma sinalização lúdica de educação ambiental foi instalada para conscientizar os moradores sobre o descarte correto do lixo. Esses espaços foram transformados em áreas de convivência para a comunidade, com praças e jardins. 

Para engajar os moradores no processo de transformação da comunidade, foram realizadas oficinas e reuniões, já que essa transformação depende da mudança de comportamento da população, que passa a ser a protagonista no seu território e exercer a cidadania de forma ativa. Todas as ações contam com a parceria dos moradores, com apoio de técnicos da prefeitura e recursos doados pela iniciativa privada. 

Datade realização2020
0
famílias atendidas
“A rua mudou muito. As crianças agora saem para brincar. Isso não acontecia. Agora a gente fica até mais tarde, a gente janta, toma café, toma uma cervejinha nas mesinhas lá de fora e as crianças ficam à vontade. Não tenho palavras para agradecer o que o programa fez aqui”.
Gracione Chagas de Farias
Moradora
“Eu brinquei de pintar a mão na parede. Como a minha rua agora tem amarelinha, os meninos vêm de outras ruas para brincar aqui. Antes a casa não era pintada, era feia e agora tem amarelinha”.
Jonatan Henrique Chagas França Neto de Gracione, 4 anos
Morador

  

Vista geral do casario colorido no UR-10, no Ibura, depois da ação do Mais Vida nos Morros
TOPO