Vasco da Gama

O programa Mais Vida nos Morros foi implementado em diferentes partes do bairro Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife. Por meio de encontros, conversas e outros eventos, os moradores se uniram para pensar como poderiam melhorar o lugar em que moram. As ruas e as escadarias passaram por intervenções urbanísticas e mais de 20 calçadas foram pintadas com brincadeiras e atividades que estimulam o uso do espaço público pelas crianças. 

O caminho para a Escola Municipal Chico Science, por exemplo, recebeu desenhos e jogos lúdicos nas paredes e no chão para estimular a criatividade, imaginação e a autoconfiança das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento integral. Uma horta foi construída na escola, servindo como um laboratório para os estudantes multiplicarem os conhecimentos para toda a comunidade.  

Um ponto crítico de lixo na Rua Agreste ganhou um novo jardim, feito com a participação dos moradores do entorno. Ao lado dele foi implantada uma Farmácia Viva, com o plantio de diversas ervas aromáticas e medicinais que agora estão à disposição de toda a população do bairro. Também foram feitas intervenções de arte urbana nos taludes e muros, com elementos sugeridos pelos moradores como mais representativos da comunidade. 

Dois vazios urbanos foram requalificados com bancos, pintura e um novo paisagismo, tornando-se o Espaço Jardim e o Espaço Rosa, áreas de lazer e convívio entre os moradoresTambém foi construído um parklet em frente a uma parada de ônibus, criando um espaço agradável para relaxar. Além disso, a quadra existente na comunidade foi recuperada, recebendo novo gradil e pintura. O parque infantil vizinho ganhou uma cerca nova, banquinhos e brinquedos recuperados. 

Outra ação do programa foi a revitalização da escadaria que dá acesso à Escola Municipal Boa Esperança, na Rua Pedra Bonita. Ela recebeu uma jardineira vertical, que incentiva o cultivo de ervas e hortaliças, e pintura com temas voltados para a primeira infância executada por alunos da escola e artistas da comunidade. Já no Alto Nossa Senhora de Fátima, um local que antes era usado para descarte irregular de lixo foi transformado em praça. Todas as casas do entorno foram coloridas e receberam desenhos de arte urbana de acordo com a preferência dos moradores. 

Novo olhar para o lixo 

Para diminuir o descarte do lixo orgânico, os moradores do Vasco da Gama participaram de oficinas de culinária sustentável, nas quais aprenderam a reaproveitar alimentos como cascas de frutas, talos e verduras. Também foram feitas oficinas de compostagem para transformar os restos não reaproveitados em adubo e biofertilizante, que podem ser usados nas plantas de casa, nas hortas comunitárias, na Farmácia Viva e nos canteiros espalhados pela comunidade. Ao final, os participantes receberam composteiras individuais com minhocas. 

Outra oficina oferecida aos moradores foi a de artesanato/upcycling, que ensinou como dar outra função a materiais como plástico, vidro, papel e metal, em vez de jogá-los no lixo. Um exemplo é a transformação de garrafas de vidro em vasos de plantas. 

Pontos críticos de lixo foram transformados em novas áreas de convivência e lazer, como a Nossa Praça, totalmente projetada pelos moradores. Além disso, diversas áreas de lazer foram recuperadas, como o Campinho do Gogó e o Mirante do Pôr-do-Sol, um dos cinco da comunidade, que fez até um mapa para auxiliar quem quer conhecer esses locais e apreciar a vista privilegiada. 

A comunidade ganhou ainda uma horta comunitária, com bancadas ergonômicas e composteiras para lixo orgânico e folhas secas, assim como um parkletjardins, jardineiras e novos mobiliários nas praças. Também foram realizadas intervenções artísticas nas ruas, becos e escadarias, algumas das quais podem ser vistas de outras regiões da cidade, como os murais realizados pelo artista plástico Max Motta. 

Para as crianças, foram criados os Caminhos da Primeira Infância: nas escadarias que levam à Escola Municipal Deputado Fernando Sampaio, todo o percurso tem elementos lúdicos para estimular o desenvolvimento infantil. A escola também foi pintada por dentro e por fora para que as crianças possam aprender de forma lúdica, assim como a Associação de Moradores.  

Todas as ações do programa foram realizadas com os moradores. Eles participaram de diversas reuniões e ações para opinar sobre as transformações da comunidade, bem como de oficinas de práticas sustentáveis, campanhas de conscientização ambiental e da gincana do plástico, para a confecção de lixeiras recicladas. Nessas ações, foram distribuídas composteiras para que a população possa reaproveitar o lixo orgânico. 

Oficina de Sonhos e Ideias 

O evento foi realizado com o objetivo de incentivar o protagonismo dos moradores, para que eles participassem ativamente da mudança da sua comunidade, expressando o que desejam para o local onde vivem. Uma das atividades realizadas foi “Troque uma muda por uma ideia”. Os moradores  crianças, jovens e idosos  compartilharam em um varal o que sonham para o lugar onde moram, ganhando em troca mudinhas de alface. Além disso, receberam informações sobre meio ambiente, alimentação saudável e os cuidados que devem ter com a mini-horta e os minhocários. 

Data de realização2019
0
famílias atendidas
“Sou morador daqui há 56 anos e nunca vi a rua tão linda. Todos se uniram. Foi muito bonito ver o sentimento de comunidade que este projeto despertou em todos nós. Adorei participar e estamos todos muito felizes por ver o que a força da união pode fazer.”
Cláudio Dias
Morador
“Foi maravilhosa a experiência, primeiro de tudo porque nosso lugar ficou mais limpo. Aqui era feio, desorganizado e aí recebemos orientações, nos integramos e todos estão fazendo a sua parte e tornando o lugar mais legal. As plantas, as pinturas das paredes, tudo os moradores ajudando a organizar. Foi muito bom, as casas estão lindas, arrumadas, a rua mais agradável.”
Dionizio Gomes de Lima
Morador
“É muito bom ver o resultado disso. Tudo mais colorido, mais alegre, as crianças vibram ao passar por aqui. A rua está com outro astral. Muito bom fazer parte, junto com os outros moradores, de uma transformação assim. Inclusive estão todos mais engajados na limpeza também.”
Cassiana Maria de Barros
Moradora

  

TOPO