Na próxima quarta-feira (3), o programa Mais Vida nos Morros vai realizar uma campanha de arrecadação de tampas de garrafas pet inicialmente nas comunidades Vasco da Gama e Sítio São Brás, localizadas na Zona Norte do Recife. A iniciativa está inserida na Semana Nacional do Meio Ambiente, que vai de 1º a 5 deste mês, e conta com diversos projetos espalhados pela cidade. Cerca de 8.000 moradores em 10 comunidades da cidade devem participar da campanha. A Campanha iniciou na comunidade da rua Ary Peter, no Alto José Bonifácio, passando pelo Morro da Conceição e UR-10, no Ibura.
O objetivo da ação é gerar conscientização, estimular os moradores a desenvolverem hábitos sustentáveis, como a reutilização de materiais recicláveis. Além disso, assegura que os moradores consigam se proteger da Covid-19, utilizando máscaras de proteção, álcool 70% e produtos de higiene. Qualquer morador poderá receber o kit. Basta juntar 10 tampinhas de garrafa pet e ele irá receber uma garrafa de 500ml de álcool 70%, máscara de proteção e produtos de higiene.
A ação, realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, conta com o apoio da Universidade de Pernambuco (UPE), Ambev, Procon Recife, ASA e da empresa de água mineral Santa Terezinha. As tampas coletadas através da campanha estão sendo higienizadas e entregues à UPE, e serão reutilizadas para lacrar as garrafas de álcool 70%. Inicialmente, a campanha tem como objetivo arrecadar o total de 10.000 tampas.
“Para a Semana do Meio Ambiente, estamos realizando a ação de arrecadação, onde as famílias estão juntando dez tampinhas de garrafas pet para trocar por um kit. Este movimento incentiva a sustentabilidade na comunidade, despertando no morador a importância da realização das tampas, que serão entregues a UPE para vedação de outras embalagens”, afirma Flaviana Gomes, Gerente Geral de Intervenções Urbanas.
Foram doados para produção inicial de álcool 70%, 6.000 garrafas de 500 ml pela Ambev e a água mineral Santa Terezinha doou cerca de 100 garrafões. Também foram arrecadadas 2.000 máscaras de proteção, por meio do Procon Recife, 5.000 barras de sabão e 720 detergentes doados pela ASA. As tampas coletadas estão sendo higienizadas e entregues UPE para realizar o fechamento dos vasilhames.
Soluções virtuais
Durante toda esta semana uma série de atividades virtuais envolvendo especialistas, representantes de organizações e convidados especiais para abordar a temática “Pensar no futuro é agir agora”. Por meio de bate-papos e oficinas virtuais sobre temas como: culinária sustentável, desperdício de alimentos, educação ambiental, agricultura urbana, upcycling e reciclagem criativa, sustentabilidade das cidades. Toda a programação é gratuita e poderá ser acessada através das redes sociais do Mais Vida nos Morros. Confira a programação completa aqui.
Quem também colabora nesta missão são os 60 embaixadores do programa que se uniram para ajudar as comunidades. A mobilização de cada recifense, o protagonismo comunitário, a cidadania ativa e a vontade de fazer a diferença estão transformando a cidade. Diversas personalidades se envolveram, entre eles estão os próprios moradores e líderes comunitários, bem como artistas, jogadores de futebol, chefs de cozinha.
Devido a pandemia ocasionada pela Covid-19, o programa Mais Vida nos Morros se reinventou e lançou, em março, a campanha “Mais Vida é Ficar em Casa”, que vem sendo realizada em dez comunidades do Recife. Dentro da campanha surgiu o movimento “Quarentena Sustentável”, que disponibiliza uma série de receitas e dicas sustentáveis, através de vídeos divulgados nas redes sociais. Conteúdos sobre como evitar o desperdício de alimentos, contribuir com a economia doméstica e promover hábitos mais sustentáveis estão inclusos na programação ofertada pelo programa Mais Vida nos Morros.