Artista plástico Manoel Quitério leva arte ao Morro da Conceição

O Morro da Conceição, na Zona Norte, recebe hoje (12/04), a partir das 14h, mais uma fase do projeto Mais Vida nos Morros, modelo de gestão pública colaborativa e desenvolvimento sustentável, executado pela Prefeitura do Recife para as áreas de morros. Nessa fase do projeto executado pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, cerca de 10 jovens da comunidade participarão de uma oficina prática de pintura em blocos de concreto, ministrada pelo artista plástico Manoel Quitério. 

As ações de revitalização do Morro da Conceição estão em sua fase final e já beneficiaram mais de 700 famílias. O Morro é a 6ª área beneficiada pelo projeto e conta com uma participação significativa da iniciativa privada, através das Tintas Iquine, Armazéns Coral, Concrepoxi Artefatos, Grupo Asa e empresa Soll. 

A comunidade recebeu hortas comunitárias diferenciadas, parklet, áreas de convivência, minhocários para compostagem do lixo orgânico, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas. O projeto, que começou em 2016, busca despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e já beneficiou cerca de 1000 famílias no Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho e Três Carneiros/Ibura. 

Desenvolvimento econômico local

A partir de agora, a iniciativa passa também a fomentar o desenvolvimento econômico local. Além da transformação urbana e ambiental, serão implantadas ações de empreendedorismo, economia criativa, inclusão produtiva e microcrédito orientado. O engajamento e a mobilização dos próprios moradores é um dos pontos fortes do projeto: até as crianças participam das ações e das escolhas. Cada morador participa ativamente do projeto, fazendo sugestões, escolhendo as cores de suas casas e trabalhando com a mão de obra. A prefeitura do Recife participa com a elaboração do projeto, orientação técnica e a acompanhamento das ações. 

Lugares onde existem pontos de confinamento de lixo serão transformados em locais de lazer e convivência, hortas orgânicas e parklets. As escadarias são revitalizadas com retraços de cerâmica colorida, tornando o ambiente mais harmônico. O morador é o grande protagonista da transformação em sua comunidade. A ideia é despertar cada vez mais o sentimento de comunidade, a autoestima e o orgulho dos moradores para com o seu território. 

Qual a sua reação?
0GOSTEI0NÃO GOSTEI0AMEI0HAHAHAH

Add Comment

TOPO