Mais Vida nos Morros chega ao Campo da União

A oficina de sonhos e ideias deu início à chegada do programa Mais Vida nos Morros ao Campo da União, na Macaxeira, na última terça-feira (26). A área, na Zona Norte do Recife, será o próximo local a receber o projeto da Prefeitura do Recife que colore os morros, engaja moradores e prova que a união entre poder público e o cidadão é o caminho para uma sociedade mais próxima entre si. A ação colaborativa, promovida pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, teve o intuito de dar espaço para os moradores expressarem o que desejam para sua comunidade.

Uma das atividades da oficina foi a “Troque uma muda por uma ideia”, onde, em um varal dos sonhos, montado no campo de futebol, os moradores puderam escrever e desenhar o que sonham para o seu bairro, e, em troca, receberam mudas de hortaliças para plantar em casa. Além disso, os moradores também aprenderam sobre minhocários e os cuidados com a mini-horta. Nesta fase inicial, que vai durar 30 dias, o objetivo é apresentar o projeto, mobilizar e escutar a comunidade.

O morador é o protagonista

“A comunidade aqui é carente e agora que esse projeto está entrando, com um trabalho educativo, vai prosperar e a ajudar muito a nossa comunidade,” disse Cléssio Pereira, 54 anos, morador do Campo da União há mais de 30. Além de promover a mobilização da população, a ideia do Mais Vida nos Morros é de estabelecer que o morador seja o protagonista da transformação do seu bairro, reinventando a relação do cidadão com a cidade.

“A primeira parte é um processo de escuta dos moradores, para entender os desafios e potenciais da área de intervenção, e cocriação junto com eles, para criar as intervenções e soluções para os problemas identificados juntos com eles”, ressaltou Pedro Vizeu, gerente-geral de Planejamento e Inovação. A iniciativa de união entre o poder público, a população e a iniciativa privada, contará com a participação significativa de empresa como as tintas Coral, que apoia o projeto e distribui tintas através da estratégia de sustentabilidadeda marca.

O Campo da União é a 10º área que recebe o Mais Vida nos Morros. A intervenção deve durar cerca de três meses, onde mais de 450 famílias serão beneficiadas com áreas de convivência, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, pintura de casas, implantação de hortas comunitárias, parklets, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas. Porém, como o Campo da União é um equipamento público voltado para todas as redondezas, o número de pessoas atingidas será muito maior.

O programa

O Mais Vida nos Morros teve início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama.

Apontado como referência nacional em espaços urbanos para a primeira infância, o projeto, que é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife, será mais ampliando no ano de 2019.

Qual a sua reação?
0GOSTEI0NÃO GOSTEI0AMEI0HAHAHAH