Mais Vida chega ao Sítio São Brás e já transforma vida de 13 mil recifenses

Mais um capítulo na história dos morros da cidade foi escrito na manhã desta quinta-feira (29). Uma história escrita com cores e arte na comunidade Sítio São Brás, no Sítio dos Pintos, a sétima localidade a receber as intervenções do programa Mais Vida nos Morros. O prefeito Geraldo Julio percorreu a localidade e viu de perto a transformação nas paredes, na rua, na casa e na vida das pessoas. O projeto beneficiou, diretamente, 100 famílias que moram na área e a intervenção durou quatro meses. 

“O Mais Vida nos Morros se espalha pela cidade e, aqui, o engajamento da comunidade foi fundamental. Havia um local aqui que servia de depósito de lixo, um verdadeiro lixão, e retiramos toneladas de lixo. As pessoas não estavam conformadas com isso, então a gente chegou e não fez só isso, transformamos a área em uma horta comunitária, cuidada e construída pelas pessoas que moram aqui. Todo o bairro foi transformado”, exemplificou o prefeito. 

O programa Mais Vida nos Morros foi iniciado em dezembro de 2015, beneficiando diretamente cerca de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã (Dois Unidos), Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Três Carneiros/lbura e Alto Santa Isabel e Morro da Conceição e Sítio São Brás (Sítio dos Pintos).

Para o secretário executivo de Inovação Urbana, Túllio Ponzi, a participação integrada da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa. “O programa vem se consolidando a cada dia como uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável. O morador é o protagonista e, aqui no Sítio São Brás, por exemplo, essas pessoas resolveram ser parte da solução do problema e fazer essa grande transformação na comunidade”, afirmou Ponzi. 

“Agora, tudo mudou”, diz moradora

Em uma área onde antes havia um ponto crítico de acúmulo de lixo foram retiradas aproximadamente 15 toneladas de material descartado irregularmente. A moradora Tânia Maria Barbosa, 53 anos, dedicou-se pessoalmente ao espaço e contou que agora sente orgulho de chamar as amigas para conhecer o lugar onde mora. “Antes eu tinha vergonha da nossa rua, com esgoto correndo a céu aberto, muito lixo. Agora, tudo mudou. Eu recebo WhatsApp com fotos dizendo que minha rua está linda”, contou ela, envaidecida. 

No lugar foram feitos diversos canteiros e plantadas mudas de vegetais, ervas medicinais e frutíferas. A horta também se tornou um espaço para escolas e outras entidades vizinhas usarem como exemplo de conscientização ambiental para as crianças. Toda parte artística ficou a cargo do artista plástico Raoni Assis, que pintou a área público com pássaros. 

Para tirar o projeto do papel, a gestão municipal mobiliza a comunidade e a iniciativa privada. Foram seis parceiros nesta intervenção: Tintas Coral, Concrepoxi, Asa, Rota Mídia Exterior, Cimento Forte, Italiana e Bem Te Vi. Representante das tintas Coral, Rosângela Kirzner defendeu o alinhamento do programa com os pilares da empresa, uma das apoiadoras. “Esse é um projeto lindo e tem tudo a ver com o que a marca prega. A sustentabilidade está na base do nosso pilar social e o Tudo de Cor, que é o projeto alinhado com o Mais Vida nos Morros, tem como valor principal transformar as pessoas e as comunidades por meio das cores”, explicou.

A intervenção na Comunidade Sítio São Brás contemplou cerca de cem metros de passeio entre o pátio da igreja e a horta comunitária. O pátio em frente ao templo foi transformado em área de lazer e convivência. Ele recebeu a implantação de bancos, espaços para as crianças brincarem com pinturas lúdicas no piso e arborização. Toda a comunidade recebeu intervenções artísticas do artista plástico Raoni Assis.

O programa

O Mais Vida nos Morros é uma política pública inovadora de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros da cidade do Recife, onde, a partir do protagonismo e engajamento dos próprios moradores, inicia-se a transformação urbana e ambiental.

A ideia é despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e cada vez mais um sentimento de comunidade, de preocupação com o coletivo, de autoestima, de identidade, buscando o orgulho do morador com o seu território.

Tudo isso tem o objetivo de reinventar a relação do cidadão com a cidade. As crianças em idade de primeira infância também são beneficiadas com intervenções e requalificações especialmente pensadas para elas. O morador é o protagonista da sua comunidade, da sua cidade.

Qual a sua reação?
0GOSTEI0NÃO GOSTEI0AMEI0HAHAHAH

Add Comment

TOPO